domingo, 3 de outubro de 2010

Fantastic Children

Para quem almeja um enredo e uma caracterização igualmente rica, tenho o anime perfeito para se assistir, eu lhes apresento:

Fantastic Children

Fantastic Children é um anime cujo tema central é ligado a doutrinas espíritas e religiões orientais, embora procurando utilizar explicações científicas e racionais, sendo um anime de muita ação aventura e românce, produzido pelo diretor Takashi Nakamura, lançado em Outubro de 2004.


Resumo

Um grupo de crianças estranhas com cabelos brancos estão procurando por uma menina que é a chave para sua felicidade, e a única pista é um retrato de uma lua crescente. Tohma é uma criança que vive com os seus pais em uma ilha distante, tentando fazer amigos e achar o significado para a sua vida. Helga é uma orfã que desesperadamente busca um lugar onde verdadeiramente possa pertencer. O encontro entre eles mudará suas vidas para sempre. O Anime tem uma mistura de doutrinas espíritas e religiões orientais, abordando temas como Corpos Etéreos e Reencarnação presentes no Confucionismo, Taoísmo, Budismo e Xintonismo.


Personagens

Tohma - É o protagonista da série. Ele é um garoto entusiasmado e cheio de energia jovem que vive com seus pais, às margens do Papin Island. Dublado por: Junko Minagawa

Helga - É uma garota tímida e introvertida jovem, a quem ajuda a salvar Tohma de um orfanato opressivo. Ela está em busca de um lugar que é a fonte de suas pinturas. Dublado por: Shiho Kawaragi.

Chitto - É um garoto de bom coração jovem, que é um amigo sincero e firme para Helga, e sua melhor amiga no orfanato. Dublado por: Kei Kobayashi.

A Organização GED - É liderada por Hawksbee Gherta. Gherta utiliza resultados Conrad Röntgen para reconstruir a Autozone, que traz pessoas de volta dos mortos. Mais tarde, o GED é manipulado por Dumas, para que ele possa enviar espírito Tina está de volta ao seu velho corpo, ainda que este plano não funciona.


Música
  • Tema de abertura, "Voyage", cantado por Inori
  • Tema de encerramento "Mizu no Madoromi", disponível em Russo e Japonês


Minha opinião crítica

Existem tempos na carreira de um diretor quando você nota que um projeto particular se torna um trabalho de amor, a sua criança favorita. Spielberg teve a Lista de Schindler, Otomo teve Akira e Anno teve Evangelion.Depois de assistir ao último dos 26 episódios de Fantastic Children, o espectador saberá que este foi o projeto da vida de Nakamura Takashi. Ele esteve envolvido em vários lugares: da direção e criação da história ao character design. O resultado fica óbvio pelo nível de coerência deste anime, da maneira que não existe nenhuma divergência estranha, explicações forçadas e tampouco um final apressado. E esta série veio no tempo certo em sua carreira... depois de trabalhar como Key Animation nos movies "Nausicaä of the Valley of Wind" e "Macross: Do You Remember Love?", Chief animator em Akira e direção em Robot Carnival, Nakamura adquiriu a experiência necessária para fazer este trabalho excepcional. È evidente que Fantastic Children foi planejado para ser rememorativo aos animes de outrora, e as escolhas para tal foram perfeitas. Primeiro foi a utilização do Nippon Animation, um estúdio já veterano, responsável por animes como Akage no Anne de 1979. Mas para não dizer que a animação pareça datada, a computação gráfica foi frequentemente usada, mas de forma simplista em natureza; éfeita para dizer a história, mas não para distrair o público. Por seguinte, a trilha sonora em geral possui a cadência e ritmo tão tipicos de animes dos anos 80. E, finalmente, a história propriamente dita, possui um estilo narrativo clássico com cliffhangers depois de cada episódio. Todos os personagens importantes conseguem tempo suficiente na tela para apelar para o público.

Obviamente, o uso de um estilo clássico tem um efeito colateral: compasso e character design. Este é um anime que definitivamente não apelará para aqueles procurando por algo mais frenético, no passo de Love Hina e Furi Kuri, desde que ele usa diálogo mais do que elementos visuais para dizer a história. O character design poderá desagradar para aqueles acostumados a um visual mais moderno, desde que este anime é mais íntimo aos personagens de séries dos anos 60 como Cyborg 009 do que uma série atual como Code Geass.


Aproveito para deixar a audiência de animes na TV aberta do Japão (20/09 - 26/09), e um lindo vídeo do anime Fantastic Children.


19.8% Sazae-san (26/09 18:30 Fuji)
14.4% Chibi Maruko-chan (26/09 18:00 Fuji)
9.3% Pokemon BW Especial 1h (23/09 18:59 TV Tokyo)
9.0% O­ne Piece (26/09 9:30 Fuji)
8.4% Detective Conan (25/09 18:00 NTV)
7.7% Dragon Ball Kai (26/09 9:00 Fuji)
5.6% Inazuma Eleven (22/09 19:26 TV Tokyo)
5.4% Mainichi Kassan (22/09 19:00 TV Tokyo)
5.3% Heartcatch Precure! (26/09 8:30 Asahi)
4.6% Shin Sanjutsushi (26/09 7:45 NHK)

3.6% Bakugan 2 (21/09 19:00 TV Tokyo)
3.5% Tamagocchi! (20/09 19:00 TV Tokyo)
3.2% Fairy Tail (20/09 19:30 TV Tokyo)
3.2% Battle Spirits Brave (26/09 7:00 Asahi)

Sem comentários:

Enviar um comentário