segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Angel Beats!

Angel Beats! É um anime japonês de televisão de 13 episódios produzido pela PA Obras e Aniplex e dirigido por Seiji Kishi. A história foi originalmente concebida por Jun Maeda, que também escreveu o roteiro e compôs a música com os olhos do grupo Anant-Garde, com character design original de Na-Ga, ambos Maeda e Na-Ga são do novo visual da marca Key, que produziu títulos como Kanon, Air e Clannad. O anime foi ao ar no Japão entre 03 de abril e 26 de junho de 2010. Key trabalhou em colaboração com a revista ASCII Media Works "Dengeki G's para produzir o projeto em uma franquia de mídia. Duas séries de mangá é publicado na revista Dengeki G's: um ilustrado por Haruka Komowata, que começou a serialização elaborado por Yuriko Asami, que começou em maio 2010. Dois shows de rádio na Internet foram produzidos para promover Angel Beats!.



Resumo
Angel Beats! ocorre em uma escola (ou purgatório escola esta onde os alunos estão esquecem das coisas que prende-os ao passado para poderem reencarnar (desaparecendo da escola). Todos alunos da escola já estão mortos, mas podem morrer e sentir dores lá também, mas voltam a viver minutos depois. O principal protagonista Otonashi, um garoto que perdeu suas memórias de sua vida na Terra. Ao despertar na outra vida, ele conhece uma garota chamada Yuri, que o convida para juntar-se a Shinda Sekai Sensen (SSS) , uma organização que ela fundou que lutam contra Deus, por causa de suas vidas na Terra, acham o destino que ele reserva cruel de mais, e não querem abandonar suas lembranças. Seus inimigos neste mundo é a escola do estudante Presidente do Conselho Angel, um ser com poderes sobrenaturais que luta contra o SSS. Yuri acredita que quem segue as normas da escola e vive como um aluno normal, acaba reencarnado 9desaparecendo) como qualquer outro ser, (desde um humano até um inseto). Mas os que realizam seus sonhos também acabam desaparecendo.

O SSS usa uma banda de quatro meninas chamada Dead Girls Monster cujo objetivo é causar um desvio de outras atividades da SES e distrai-los, parecendo ser uma banda normal de garotas, elas são um papel fundamental para operações da SSS. Outra organização dentro da SSS é a Guild, que fica muito abaixo da superfície do mundo pós-vida, e é lá que eles criam armas para usarem contra o Angel.
Angel usa uma capacidade similar para criar seus poderes sobrenaturais conhecido como "guard skills", com o auxílio de um programa de computador chamado “Angel Player”.

Hand Sonic: O primeiro poder que ela usa, é uma lâmina em um ou ambos os antebraços que é capaz de mudar em cinco formas diferentes.
Distortion: Uma barreira invisível que desvia balas ou projécteis.
Delay: O que cria uma pós-imagem para desorientar o inimigo em uma estreita faixa. Harmonics: Onde se cria um clone com uma consciência própria formada a partir da original.
Overdrive: o que lhe dá grande força física.

A Guildd é propositadamente destruída após Angel’s se infiltrarem no complexo, mas os membros da Guild se deslocam para o local da velha Guild que eles costumavam usar, local este que o Angel não conhece. O SSS descobre que o nome real do Angel é Kanade Tachibana, e após uma operação bem sucedida da SSS, Kanade perde sua posição como presidente do conselho estudantil e o vice-presidente Naoi fica no lugar dela. Mas eles descobriram que Naoi era m ais perverso que Kanade, ele usa seus poderes de hipnose para controlar NPCs (estudantes normais) para lutar por ele. Otonashi é capaz de detê-loe o ajuda a entender o sentido de sua vida, virando assim um grande amigo de Naoi que entra para a SSS. Otonashi recupera suas memórias com a ajuda da hipnose Naoi, e mesmo assim concorda em prosseguir com o SSS.

Como Kanade é uma estudante normal agora, Otonashi faz amizade com ela e convida-a para participar em actividades na SSS, e ela aceita. Em uma das atividades da SSS Kanade usa um dos seus poderes para clonar a si mesma enquanto engajados em combate, resultando em uma violenta Anjo de olhos vermelhos. O clone replica-se, muitas vezes, e querem colocar ordem na escola que já não era a mesma, mas os clones são mais tarde absorvidos de volta para Kanade após Yuri reescrever o programa Angel Player. Otonashi começa a cooperar com Kanade para ajudar os outros membros SSS a se lembrarem dos detalhes de sua vida e da morte, para que tenham paz, e possar passar para uma nova vida. Kanade é reintegrada como presidente do conselho estudantil.

É neste momento que aparecem sombras, monstros misterioso e começam a atacar os membros do SSS. Yuri descobre que os NPCs estão se transformando em sombras, e sua investigação sobre quem está por trás disso a leva de volta para a Guild. Depois de receber a ajuda de Otonashi, Kanade, Hinata e Naoi, Yuri encontra um garoto que lhe diz que ele foi programado para ativar o programa sombra quando o amor foi detectado no mundo. O programador se transformou em um NPC muito antes. Yuri destrói os computadores responsáveis pelo programa de sombra. Três dias depois do incidente, Otonashi, Yuri, Kanade, Hinata e Naoi são os únicos que ainda estão neste mundo. Eles realizam uma cerimônia de formatura. Após Naoi, Yuri e Hinata passar, Otonashi descobre Kanade não era capaz de lhe agradecer por ter recebido o coração de Otonashi após sua morte. Otonashi está inconsolável depois que ela agradece e desaparece, como ele amava muito a Kanade, ele também desaparece pouco tempo depois. Ma bem no final do último episódio, Otonashi e Kanade se encontram novamente no mundo real...? (Pelo menos é o que o anime deixa a entender.)




Personagens
Os personagens de Angel Beats! (Da esquerda para a direita): Irie, Sekine, Takamatsu, Matsushita, TK, Naoi, Otonashi, Yuri, Angel (Kanade), Noda, Hinata, Yui, Oyama, FUJIMAKI, Iwasawa, Hisako, Takeyama, Shiina, e Yusa.



Otonashi: é o principal protagonista de Angel Beats!. Devido ao seu passado, ele tem uma personalidade solidária e não quer ver ninguém sentir dor ou tristeza. Depois de morrer, ele perdeu suas memórias do tempo quando ele ainda estava vivo, mas depois as recuperou. Ele tinha uma irmã mais nova, Hatsune, que ele cuidou muito pois ela tinha uma doença grave e perigosa, e infelizmente ela acabou morrendo. Quando ela morreu, ele decidiu ir para a escola para se tornar um médico, mas morreu antes que ele pudesse fazer o exame de entrada para a faculdade. Já morto ele carrega uma arma Glock 17, com a qual ele aprende a atirar. E mais tarde ele se apaixona por Kanade.

Yuri Nakamura, também conhecida como Yurippe: Tem uma personalidade determinada, Otonashi é convidado por ela para se juntar ao SSS, uma organização que ela fundou, que luta contra Deus. Ela é inteligente e decisiva quanto as operações e decisões tomadas por ela. Ela carrega uma Beretta 92 de prata, não só é hábil com uma arma, mas ela também é capaz de lutar sem ela. Yuri prometeu lutar contra Deus, depois que seus três irmãos mais jovens foram assassinados quando ela estava viva e nunca se perdoou por não ter impedido a morte deles. Ela é uma líder eficaz, mas ela mesma não pensa assim. Yuri realmente não percebe que ela realmente se importa muito com os membros da SSS, ela os trata como uma família. Yuri lamenta, mesmo lutando com Kanade; mais tarde na história, porque ela sente que poderia ter sido uma grande amiga dela, (e a ensinado a se vestir melhor).

Angel / Tachibana Kanade: Angel é a presidente do conselho estudantil da escola após a morte. Isto a coloca em desacordo com o SSS, como suas responsabilidades ela tenta reprimir a delinqüência e outras atividades perturbadoras que a equipe faz. O SSS inicialmente chama-lhe de "Anjo", pois de inicio eles não sabem seu nome verdadeiro, mas depois descobrem que ela chama Kanade Tachibana. É difícil entender o que ela está pensando, pois é raro ela mostrar suas emoções. Apesar de sua atitude gentil , ela é incrivelmente poderosa e quase indestrutível, a ponto de expulsar marcas de suas feridas durante a batalha. Ela cria os seus poderes através de um programa chamado Angel Player. Ela se dedica a ajudar os outros a superarem os seus arrependimentos e passar adiante desaparecendo. Ela tem uma afinidade para comer “Doufu Mapo”, um prato super picante.


SSS membros
Hideki Hinata: é um menino brilhante e seguro, muito amigo de Otonashi. Ele sempre tenta salvar seus amigos, por isso ele é uma força de confiança na equipe. Ele se irrita com Yui constantemente, mas no fundo ele gosta dele, ele cuida de Yui, e a ajuda a ser feliz e desaparecer. Ele é um talentoso jogador de beisebol.

Takamatsu: é um aluno que tem uma personalidade educada e usa óculos. Ele contribui principalmente para o SSS, através de informação e outros assuntos, mas não luta. Yuri diz (brincando) para não ser enganado por seus óculos, pois ele não é inteligente e sim um idiota.

Noda: é um menino autoconfiante que executa as estratégias formado pelo SSS e luta com uma alabarda. Ele não ouve ninguém além de Yuri, para quem tem adoração, e é antagônico a quase todos os outros. Ele tem uma rivalidade unilateral com Otonashi. Ele é um completo idiota cuja fraqueza é a educação. Ele não tem medo de ferir ou matar qualquer um que fica no caminho de Yuri.

Shiina: é uma ninja que luta com dual-wielding kodachi e shuriken. Ela é capaz de perceber quando o perigo está chegando e é uma lutadora muito capaz. Apesar do seu comportamento sério e misterioso, ela tem uma queda por coisas fofas, como animais empalhados. Ela é rigorosa em sua formação e é muito auto-crítica, quando ela falha.

Yusa: é uma operadora no SSS, que transmite o estado do campo de batalha para Yuri. Ela é uma garota calma e gentil educada com um personagem simples. Muito parecido com Angel, ela não expressa suas emoções. Yusa não pode acalmar sem seu fone de ouvido. Ela raramente fala, e às vezes ela fere os sentimentos dos outros, embora ela não queria fazer isso.

FUJIMAKI: é um delinqüente que luta com um shirasaya. Ele se aproveita de pessoas novas para “matar”, como Otonashi mas não parece ser uma pessoa ruim no seu intimo.

TK: é um personagem misterioso, que usa um lenço grande sobre os olhos e tende a sair na dança cada tantas vezes. Ninguém sabe seu verdadeiro nome ou passado. Ele vive falando frases em Inglês, dependendo da situação, mas aparentemente não sabe Inglês fluente. Ele salva a equipe muitas vezes e sabe um pouco de japonês, mas raramente o fala, embora ele parece entender que os outros dizem dele. Ele carrega Browning Hi-Power e revólveres LAR Grizzly ou um PP-19 metralhadora Bizon durante as missões.

Matsushita: tem uma construção grande e é um mestre em judô. Ele nunca se esquece de uma dívida que ele tem, principalmente quando se trata de alimentos (especialmente gyudon). Ele carrega armas pesadas como lança-foguetes ou metralhadoras para a batalha.

Oyama: é um garoto comum que não tem nenhum talento especial. Ele não se sobressai em qualquer coisa, mas é tão capaz como qualquer pessoa normal. Oyama é um menino puro cujos sentimentos vai se machucar de coisas como fazer uma confissão falsa ou assistir seus companheiros "morrer". Ele carrega um rifle sniper Remington 700 ou uma arma P226.

Takeyama: é um menino inteligente que é bom em "hackear" computadores. Ele escreveu o "Briefing Manager" o programa que Yuri usa para prever o SSS antes de uma missão. Takeyama tenta executar todos os planos o mais perfeitamente possível. Ele não se envolve em combate ou em quaisquer outras operações físicas. (Esse é um verdadeiro nerd).

Cha: é o líder da Guild. Apesar da aparência muito mais velha, ele é aproximadamente a mesma idade que Otonashi e os outros.

Ayato Naoi: depois da morte de Naoi, ele desenvolvido poderes hipnóticos que lhe permitem controlar os outros e levá-los a entrar em um estado de sonho. Mais tarde, ele faz amizade com Otonashi e se junta ao SSS. Como presidente do conselho estudantil por um tempo e auto-proclamado Deus, Naoi é rigoroso e arrogante, mas isso é rápido para dispersar quando Otonashi castiga-lo. Ele é muito carinhoso com Otonashi.



Girls Dead Monster
Iwasawa: é a líder inicial da Monster Girls Dead quem está no comando dos vocais, e é a guitarrista. Ela também escreve as letras e compõe músicas para s banda. Embora geralmente uma menina tranquila, ela é capaz de fascinar ouvintes através do esforço para criar uma música que fala sobre seus pensamentos. Ela usou a música como um escape de sua constante luta contra os pais na vida. Seu nome completo é Masami Iwasawa.

Hisako: é a segunda em comando de Dead Girls Monster que toga uma guitarra Fender Jazzmaster elétrica. Ela tem uma personalidade franca e gosta de jogar mahjong, que tem uma sorte incrível com. Hisako também é atlética e é muito admirada por Yui.

Irie: é a baterista dos Dead Monster Girls que, apesar de se estar morta, tem medo de ouvir histórias sobre fantasmas ou espíritos. Ela é a melhor amiga de Sekine e juntou a Monster Girls Dead ao mesmo tempo como ela. Seu nome completo é Miyuki Irie.

Sekine: toga um G & L L-2000 baixo na Monster Dead Girls. Ela gosta de jogar pranks sobre aqueles ao seu redor para ver o surpreende rostos de suas vítimas. Ela também gosta de improvisar durante as apresentações de forma abrupta, o que faz Hisako ficar bravo com ela. Seu nome completo é Shiori Sekine.

Yui: é inicialmente uma grande fã da banda. Ela é conhecida por ser hiperativa e fala muito rápido. Yui conhece Hinata, com quem não se dá bem , o que resulta em ataques entre os dois embora, na verdade, eles realmente se preocupam com um outro. Ela usa um rabo de diabo e braceletes nos pulsos manilha, dando-lhe uma imagem de uma diabinha. Ela também tem asas escondidas pelos seus cabelos nas costas. Após a partida de Iwasawa, Yui se torna a nova guitarrista e vocalista do Dead Girls Monster. Yui desempenha uma guitarra Gibson SG Special elétrica. Mais tarde, ela se torna um membro do SSS, seguindo-os ao longo das missões.



Música
A música usada no anime é composto por Maeda o grupo Anant-Garde Eyes, que também forneceu o arranjo musical. A música é lançado no registro do rótulo Key Key Sounds Label. O tema de abertura é "My Soul" cantado por Lia e tema de encerramento é "Brave Song", cantada por Aoi Tada. O contendo único ambas as canções intitulado "Minha Alma, O Beats! / Song Brave" foi lançado em 26 de maio de 2010 em limitada (CD + DVD) e CD (regular) edições; DVD da edição limitada contém a abertura e encerramento de vídeos sem a créditos.

A banda em história Monster Dead Girls é formado por cantores na vida real: Marina e Lisa. Três singles para Meninas Monster Dead foram liberados. O primeiro, "Song Crow, em 23 de abril de 2010, o segundo," Thousand Enemies ", lançado em 12 de maio de 2010, e a terceira," Little Braver ", em 09 de junho de 2010. A Dead Girls Monster álbum intitulado Keep The Beats! foi lançado em 30 de junho de 2010. A versão do Keep The Beats! contendo faixas instrumentais que foi lançado em 28 de julho de 2010. A trilha sonora original do anime foi lançado em 28 de julho de 2010 como um conjunto de dois CD’s..



Minha opinião crítica
De longe Angel Beats! é o anime mais controversos deste ano que simplesmente pegou todos de surpresa. Mais do que as semelhanças com Haruhi, Angel Beats! tem se mostrado um misto de diversas situações diferentes. O que chega a ser irônico é que o título foi anunciado como um projeto da Key, exclusivo para o mundo dos animes. E quando lembramos da Key é impossível não relacionar com drama e romance. A maioria dos títulos da produtora não foge desse padrão, no máximo possui comédia atrelada a obra. Mas Angel Beats! não, hoje podemos dizer que é o trabalho mais flexível de todos. Para um leigo isso pode soar como algo fantástico, e de fato, tem as suas vantagens. Mas é sempre bom lembrar que há sempre as desvantagens, ainda mais num anime de 13 episódios. E como se não bastasse o número enorme de situações, ainda temos um dos maiores elencos entre todos os animes deste ano. Apenas por esse pequeno quadro é possível perceber os motivos que geram tanta controversa.

Na minha opinião Angel Beats! não é bom em nenhum ponto, mas possui todos eles em equilíbrio. O problema é que ele gera atrito entre quase todos os tipos de público. Quem o olha pela comédia excessivo tende a se decepcionar, pois a comédia trás a esperança de um anime inovador e diferente de tudo o que já foi visto em termos conceituais, e Angel Beats! infelizmente não tenta ir muito além dos estereótipos que hoje caracterizam os animes mais populares do momento. Basta citar as semelhanças de Yurippe com Haruhi e os shows da banda Girls DeMo (que por sinal já tocou quase a mesma quantidade de músicas que as duas temporadas de K-ON! juntas).
Como se não bastasse, os próprios fãs de Key se vêem divididos, pois embora conserve características típicas das obras do estúdio, aqui temos uma mistura de elementos das obras genuínas e não da Key. Jun Maeda foi bem mais longe do que muitos esperavam, e tirando o visual das personagens feitas por Na-Ga (o mesmo de Little Busters!) e os momentos de flashback e drama dos personagens, ninguém diria que Angel Beats! é de fato uma obra da Key. Por fim, esse é um anime que pode desagradar simplesmente pelo estranhamento que ele gera. Até mesmo durante os episódios percebemos o mix que é Angel Beats!. Um certo capítulo pode começar na comédia, se desenvolver como um drama e terminar na ação. E o mais engraçado é que na maioria das vezes isso é feito de uma maneira relativamente lógica, embora seja fácil detectar alguns problemas de desenvolvimento ao longo desses primeiros episódios, mas vendo de que forma o anime se estrutura seria exigir demais.

Angel Beats! não foi feito para ficar limitado a base de fãs tradicional de visual novels ou da própria Key, mas sim concebido como uma obra para atacar em todas as frentes, como de fato foi insistentemente falado antes da produção. O problema é que essas contradições e desacordos entre diferentes tipos de público podem minar o poder comercial do anime, assim como aconteceu em relação as falsas expectativas causadas por Sora no Woto (visual K-ON!, anime de música e moe, que no final se revelaram como algo completamente diferente).
Mas o que podemos falar dos detalhes atrelados a Angel Beats! presentes em todas as obras da Key?

Temos muito o que falar. Mas primeiro temos que bater num liquidificador Angel Beats! e separar os elementos clássicos da produtora, o drama, comédia e romance, do resto da obra. Em termos técnicos, podemos dizer que comparando P.A.Works com Kyoto Animation podemos dizer que eles estão em pé de igualdade. O acabamento do KyoAni é melhor em muitos momentos, mesmo sem a qualidade digital. Já o P.A.Works consegue se destacar em termos de character design, fluência na movimentação e efeitos especiais. Mas da obra em si, acredito que Jun Maeda talvez não fosse a pessoa mais indicada para escrever o storyboard do anime, simplesmente porque Angel Beats! foge do padrão da qual ele está acostumado. Peguem as cenas de drama do anime e fica fácil de entender o motivo.

Há incoerências e exageros em algumas delas. O caso de incoerência mais clássico é a cena protagonizada entre Otonashi e o presidente do conselho estudantil no episódio 6. Houve aí um claro exemplo de desenvolvimento rápido e exagerado. Ainda mais quando levamos em consideração os fatos do episódio seguinte. Isso sem dizer que não há sentido nenhum para que o Otonashi fizesse um melodrama daqueles diante de uma pessoa que ele mal conhecia. Pode até parecer um detalhe impertinente, mas é totalmente oposto ao que normalmente aconteceria numa obra da Key, mesmo naquelas com desenvolvimento apressado, como aconteceu em determinados momentos no final da primeira temporada de Clannad. Nesse caso ainda era aceitável, pois ali tínhamos personagens já apresentados e razoavelmente desenvolvidos momentos antes.

Claro que essa cena foi uma exceção a regra em termos de absurdo, mas teve o anticlímax no episódio 4 do Hinata. Contudo, é importante salientar que Angel Beats! também teve seus momentos de brilho dramático, e os episódios da Iwasaki e do próprio Otonashi foram dois deles. O conteúdo dessas histórias não são os mais inovadores, mas o que ajuda a criar um bom clima de imersão é a sensibilidade como esses fatos são contados. Esses trechos são semelhantes ao estilo narrativo dos arcos menores de Clannad, que normalmente focavam os personagens secundários e duravam só dois episódios (o que em Clannad era pouco). Tanto a Iwasaki, quanto a irmã da Otonashi podem não ter aparecido muito na história, mas estão intimamente ligados ao resto do elenco, que já estava em desenvolvimento. É diferente do presidente do conselho estudantil, e por isso um episódio funcionou bem nos dois primeiros casos, mas não nesse último.

Sem comentários:

Enviar um comentário