segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ghost Hunt


Sabe aquele anime com um enredo envolvente, personagens marcantes, que cria um cenário de suspense e depois que você assisti ao primeiro episódio não consegue mais parar.... pois é, para aqueles que ainda não conhecem, lhes apresento:

Ghost Hunt

Anime feito pelo estúdio JC STAFF, licenciado pela FUNimation em 2006; é um anime de drama, mistério e romance, baseado em um manga ainda em publicação (que por sua vez foi baseado em uma série de light novel que iniciou em 1989).

Resumo

A história segue a jovem Taniyama Mai, estudante colegial que, após um acidente envolvendo uma câmera e uma investigação sobre poltergeists, acaba sendo contratada para trabalhar no Centro de Pesquisa Psiquíca Shibuya, sob as ordens do arrogante, presunçoso e absolutamente seguro de si, Shibuya Kazuya - ou, pelo menos, essa é a primeira impressão que May tem do rapaz, tanto que ela passa a chamá-lo de 'Naru' por sua atitude narcisista, e May acaba se apaixonado por seu chefe.

Além dos dois protagonistas, temos ainda um variado grupo de exorcistas, magos e médiuns - o assistente pessoal de Kazuya, Lin Koujo que é, na verdade, um onmyoji (uma espécie de mago no mesmo estilo de Sumeragi Subaru, de Tokyo Babylon e X/1999); o monge budista Takigawa Houshou; a sacerdotisa shintoísta Matsuzaki Ayako; John Brown, um jovem padre australiano e Hara Masako, conhecida médium.


Personagens

Mai

A personagem principal da série. É uma personagem engraçada bastante divertida, têm o dom para sentir o perigo à volta dela. Por outro lado é orfã, mas apesar disso não deixa de ser a personagem mais alegre da sére e ao mesmo tempo a mais assustadiça. Por fim esta detém um complexo de amor/ódio pelo seu chefe Naru. Ela possúi algumas habilidades paranormais como : Intuição; Sonhos Mediúnicos; Viagem Astral; eventualmente capaz de ver espíritos de presença muito forte.



Naru – (Kazuya Shibuya)

Naru é o administrador da Shibuya Psychic Research, este é a segunda personagem do anime, pouco se sabe dele e sequer da existência dos seus poderes paranormais, apesar disso Naru é a arma chave para o desenrolar dos casos que vão sendo apresentados ao longo da série, ele é um ser humano completamente desprovido de qualquer habilidade paranormal; tem um senso de humor demoníaco, no entanto.


Lin

O assistente de Naru na Shibuya Psyquic Research, é um homem que só diz o que é realmente necessário dizer. Por outro lado é a pessoa do grupo que contém mais poderes paranormais apesar de ao longo da série nunca se perceber quais são realmente.


Bou-san - (Houshou Takigawa)

O monge budista do grupo, este além do seu trabalho como especialista em fantasmas, é guitarrista numa banda. Apesar de ser uma personagem engraçada, ao longo da série mostra ser uma arma chave para a resolução dos casos pois é extremamente competente em exorcismo budista.

Ayako

Outra personagem cómica na série, está e uma sacerdotiza convencida do seu poder, mas todas as oportunidades que deteve para mostrar esse enorme poder falharam. Áquem disso esta nunca foi criada no “shrine” (santuário), ou seja, é praticamente “self-proclaimed priest”

John

o lorinho do grupo. Ele é um padre Australiano, e é bastante util em praticamente todos os casos. Este acaba por ser o multi funções do grupo, fazendo tudo o que tiver ao seu dispor para ajudar o grupo nos casos, principalmente com exorcismos.


Masako

A médium do grupo. Esta é bastante famosa por ter um programa na televisão. Esta têm a habilidade de falar e sentir os espiritos. Por fim Masako ao londo da série demonstra ter algum afeto amoroso por Naru, sendo a rival amorosa de Mai.



Minha opinião crítica

A história segue a jovem Taniyama Mai, estudante colegial que, após um acidente envolvendo uma câmera e uma investigação sobre poltergeists, acaba sendo contratada para trabalhar no Centro de Pesquisa Psiquíca Shibuya, sob as ordens do arrogante, presunçoso e absolutamente seguro de si, Shibuya Kazuya - ou, pelo menos, essa é a primeira impressão que May tem do rapaz, tanto que ela passa a chamá-lo de 'Naru' por sua atitude narcisista.

Além dos dois protagonistas, temos ainda um variado grupo de exorcistas, magos e médiuns - o assistente pessoal de Kazuya, Lin Koujo que é, na verdade, um onmyoji (uma espécie de mago no mesmo estilo de Sumeragi Subaru, de Tokyo Babylon e X/1999); o monge budista Takigawa Houshou; a sacerdotisa shintoísta Matsuzaki Ayako; John Brown, um jovem padre australiano e Hara Masako, conhecida médium.

O anime é dividido em oito arcos com diferentes histórias sem ligação direta entre si, cada qual tratando de um dos casos em que nossos personagens trabalham. O interessante da série, na minha opinião, são as explicações dadas sobre ESP (percepção extra-sensorial), telecinese, maldições e feitiços em geral. Não é preciso ser um gênio para chegar à conclusão de que a autora foi a fundo nas pesquisas para compor os personagens e esse é, muito provavelmente, um dos charmes da história - a seriedade com que os personagens mexem com o sobrenatural nos passa a idéia de que tudo aquilo é suficientemente crível, real.

Eu me apaixonei por esse anime, ainda que se tratasse de uma série de terror - não um dos meus gêneros favoritos. Como disse anteriormente, os personagens são muito bem construídos, ainda que pairem mistérios sobre muitos detalhes - em especial os poderes de Mai, que vão se desenvolvendo à medida em que ela vai aprofundando seu contato com o trabalho sobrenatural e o passado de Naru e Lin. Cada arco tem um significado especial na jornada deles, revelando mais detalhes de suas personalidades.

Estender-me mais nessa resenha faria com que eu estragasse grande parte dos segredos por trás da história para vocês. Ghost Hunt é uma série que merece ser saboreada, o tipo de narrativa em que temos de prestar atenção nos mínimos detalhes, em cada pequena pista lançada, não apenas para resolver o caso, como também para montar o grande quebra-cabeça que é Naru.

Aliás, Shibuya "Naru" Kazuya tornou-se um dos meus personagens masculinos favoritos. Em certos aspectos, ele lembra um pouco o Batman - no meio de uma Liga da Justiça composta de exorcistas, ele é o único que não demonstra qualquer habilidade psíquica, resolvendo os casos e impondo-se como uma liderança por conta de seu extraordinário senso de percepção, aliando tecnologia à inteligência.

Mai também é uma personagem forte, com um grande senso de justiça e empatia pelas pessoas, além de uma fidelidade quase canina - vide suas explosões sempre que duvidam da capacidade de seu chefe.

Enfim, Ghost Hunt vale à pena ser conferido Sim, antes que eu me esqueça... O anime tem um final em aberto. Há rumores de uma possível segunda temporada, afinal precisamos saber se Mai e Naru ficam juntos?!

Sem comentários:

Enviar um comentário